T.F.I.S.T. - Tuna Feminina do Instituto Superior Técnico
TTuna Afilhada

No desenho da história da TFIST, a mão amiga da TUIST e de todos os seus elementos tem tido um papel extremamente activo. Como tunas Madrinha e Afilhada, respectivamente, a TUIST e a TFIST têm vindo a caminhar de mãos dadas, partilhando não só a instituição a que pertencem, mas também muitos palcos pelo país fora.

O legado de companheirismo, entreajuda, respeito e amizade, estabelecido desde cedo pelos fundadores de ambas as tunas, mantém-se com o passar do tempo, das gerações e das pessoas, ficando para sempre na memória de quem parte para mudar de rumo.

São incontáveis os momentos de cumplicidade que partilhamos com a TUIST, a ajuda incondicional que nos dão, os sorrisos que nos colocam nos lábios sempre que sobem a palco, a boa disposição que espalham por onde passam, a forma como nos acompanham em cada passo do nosso percurso, como irmãos mais velhos que nos mimam e protegem…

 
 

 

   
 

T.A.E. - Tuna Académica do Liceu de Évora
TTuna Madrinha

Em 1890 é criada, por estudantes do Liceu Nacional de Évora, a Associação Filantrópica Académica Eborense, cujo primeiro e grande objectivo era o de, através do recebimento de Donativos, ajudar os mais pobres no pagamento das propinas e compra de livros.

Desta Associação Filantrópica nasce a associação da Tuna Académica fundada por Artur Matias e Júlio Santos(1).Embora ainda embrionariamente constituída, a Tuna participa nas comemorações do 1º de Dezembro de 1900 e, em 1901, dá alguns espectáculos musicais, cujos ganhos custeavam as despesas de excursões de estudantes (que se realizavam por altura do Natal) e ajudavam a Associação Filantrópica Eborense. Tinha já então o seu estandarte e João Baptista Rodrigues como regente

Em 1902 é eleita uma Direcção. É a partir daí que podemos considerar que está Lavrada a "certidão de nascimento" da Tuna Académica do Liceu de Évora.

Da Tuna Académica nascerão:
em 1942, pelo esforço do maestro João Alves, a Orquestra Sinfónica Eborense, que integrou ex-tunos; em 1959, a Orquestra de Acordeões, pela mão do maestro Dr. Adelino Santos e, em 1969 por iniciativa do Prof. Dr. Manuel Patrício, a Escola de Flautas de Bisel.Vários Maestros, várias direcções têm presidido aos destinos da TAE mas, ao longo de um século de existência, sempre foi mantido vivo o Espírito Académico.

Pelo seu porte, brio e perseverança por ser um símbolo vivo de Évora e pela convergência internacional que a Tuna Académica do Liceu de Évora Representa, foi-lhe atribuída pela Câmara Municipal de Évora, em 29 de Junho de 2002 a Medalha de Mérito Municipal - classe prata.



 
 
  Address: Av. Rovisco Pais, 1049-001 Lisbon
Portugal
Email: tuistmail@gmail.com | mail@tuist.pt